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Vida de arquiteto: 5 dicas de gestão de tempo

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Arquitetos são profissionais que dependem muito da criatividade, e para que haja maior rendimento e produtividade ao projeto em desenvolvimento é importante estar centrado nas atividades, sem interrupções externas, que de certa forma, afetam na produtividade.!–more–

Por isso, confira aqui algumas dicas de gestão de tempo para melhorar o seu rendimento e diminuir suas distrações, garantindo que você consiga apresentar suas demandas dentro do prazo estipulado por você e pelos clientes.
h21. Seja proativo com o seu tempo/h2
Gerenciar seu tempo de maneira proativa significa escolher com cuidado o que fazer e, ainda mais importante, o que não fazer. Significa que você precisa analisar a prioridade das suas tarefas do dia a dia e focar nas mais importantes, das quais você obtém seus resultados.

O seu tempo pertence somente a você e, como se trata de um recurso finito, precisa ser gerenciado com eficiência. Estipule um horário e um prazo para manter o contato com clientes, fornecedores, construtores e afins; assim você garante que os mesmos entrarão em contato nos horários oportunos, absorvendo melhor as informações, o que torna muito positivo para ambos.
h22. Limite suas distrações/h2
Você já parou para perceber quanto tempo você passa nas redes sociais, trocando mensagens ou respondendo e-mails com intenso imediatismo? Por isso, no horário em que você for parar e fazer o seu trabalho, desative as notificações de e-mail, feche as abas desnecessárias no seu navegador e coloque o seu celular no modo silencioso. Assim, você estará se livrando de boa parte das distrações.

Sem dúvidas, os arquitetos de algumas décadas atrás conseguiam trabalhar muito melhor, já que precisavam apenas de papel, lápis e régua para desenhar seus projetos, ficando livres das distrações. É claro que você não precisa se livrar de vez das mídias sociais, por exemplo, mas você poderá estabelecer hora e lugar para acessá-las.
h23. Evite ser multitarefa com o seu trabalho/h2
Essa história de que é possível desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo é um mito, afinal, o cérebro humano não foi projetado para isso. Estudos têm comprovado que o cérebro leva mais tempo para fazer duas tarefas ao mesmo tempo do que levaria para fazer uma de cada vez.

Além da questão de tempo, o problema das multitarefas é a falta de foco: se você tenta fazer tudo ao mesmo tempo, no final nada sai tão bem feito quanto ficaria se tivesse sido feito com atenção.
h24. Tenha uma agenda para suas atividades/h2
Tire um tempinho no final de semana para organizar tudo o que você precisa fazer naquela semana. Tenha uma agenda para listar as suas atividades. Dessa forma, fica mais fácil compreender a quantidade de trabalho que você precisa priorizar e o quanto precisará se dedicar para realizá-los.

É muito importante também saber agrupar suas atividades de maneira organizada. Por exemplo, por que ficar saindo do escritório várias vezes no dia e perder seu tempo com trânsito e outros fatores?

Tente o máximo que puder deixar as tarefas que são feitas fora do escritório em um turno e as feitas no escritório em outro. Assim, você não precisará interromper seu fluxo de trabalho diversas vezes no dia quando estiver sentado produzindo.
h25. Não exagere na quantidade de horas trabalhadas/h2
Evite trabalhar dez, doze, quinze horas todos os dias — deixe esse tipo de jornada para situações realmente importantíssimas e raras. Determine uma quantidade de tempo — até oito horas diárias — para trabalhar e, se você estiver extrapolando essa quantidade de horas, é melhor rever os conceitos acima.

Trabalhar além do limite diminuirá o seu rendimento, te deixará sempre cansado e estressado. Organize-se para trabalhar apenas nas horas que se destinam a isso e deixe o restante do tempo para se dedicar a você e à sua família.

Então, como você tem feito a sua gestão de tempo? Quer ficar por dentro de várias outras dicas? Assine a a href=http://celluscorporativos.com.br/blog/ target=_blanknossa newsletter/a e se mantenha atualizado!

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