Skip to main content

Design de ambientes: 5 dicas valiosas para inspirar

04-10-design-de-ambientes-5-dicas-valiosas-para-te-ensinar

O design de ambientes pode ser entendido como um conjunto de técnicas utilizado para criar espaços destinados a determinadas atividades, caso sejam aplicadas em ambientes com fins profissionais. Elementos como o planejamento físico de espaço, os materiais escolhidos, os móveis, a escolha e a combinação de cores, a iluminação, a ergonomia e os tratamentos acústicos têm impacto direto no bem-estar, na comunicação e na produtividade de sua equipe.

Por isso, saber combiná-los da maneira mais adequada faz toda a diferença na produtividade dos colaboradores e de um negócio como um todo. Pensando nisso, listamos algumas dicas valiosas para inspirar você a criar espaços bem aproveitados por meio do design de ambientes.

1. Comece com o planejamento do espaço

O planejamento do espaço é o ponto de partida sempre. Das medidas do ambiente à sua funcionalidade, tudo deve ser pensado levando em conta o que você deseja e o que você tem disponível.

Para um ambiente de trabalho, é interessante que o espaço esteja livre para as pessoas circularem e exercerem suas atividades sem obstrução. Por esse motivo, a mobília deve ser bem planejada para a finalidade de cada área da sua empresa.

Essa etapa é muito importante, pois um bom planejamento e um posicionamento inteligente de cada móvel — levando em conta o espaço, a funcionalidade e o perfil de quem vai utilizá-lo — serão traduzidos em mais agilidade para a equipe e uma melhor comunicação entre eles.

2. Dê atenção à escolha das cores

escolha das cores é um ponto muito interessante do design de interiores. Muitas pessoas acreditam que basta ter bom gosto para fazer uma boa escolha, mas a questão vai muito além disso.

Cada cor transmite determinadas mensagens de maneira sutil. Por exemplo, cores frias demonstram seriedade, compromisso e relaxamento, enquanto cores mais quentes transmitem criatividade, disposição e energia.

3. Não se esqueça da iluminação

Uma boa iluminação, econômica e inteligente, é requisito fundamental para um escritório funcionar corretamente. Ela pode influenciar no aumento de produtividade — ou na diminuição do rendimento. Por isso, esse é um aspecto que precisa figurar entre as prioridades.

Outro ponto interessante sobre a iluminação é que o espaço pode ser projetado de forma a otimizar a iluminação natural, gerando economia nas contas de luz e promovendo a sustentabilidade.

4. Prefira opções sustentáveis

Priorizar a iluminação natural não deve ser uma ação isolada. Investir na ventilação natural de um ambiente pode ajudar — e muito! — na redução de custos e na promoção de uma consciência socialmente responsável.

Além disso, materiais reciclados ou sustentáveis são ótimas escolhas, como madeira de demolição e fibras naturais que não só se enquadram nessa prática, como também agregam ao valor estético dos ambientes.

5. Priorize a ergonomia

Para produzir, um funcionário precisa estar saudável, confortável e munido de tudo aquilo que ele precisa para desenvolver suas funções, certo? Cadeiras, mesas e computadores mal posicionados geram lesões ao longo do tempo. Assim, a ergonomia deve ser priorizada para proteger você e sua equipe desse tipo de problema.

Depois das nossas dicas, fica fácil perceber que todos os elementos citados convergem para um mesmo ponto: elevar ao máximo todo o potencial que o espaço físico do seu projeto pode oferecer.

Mais do que apenas uma aparência agradável, aplicar essas dicas traz benefícios à saúde e à produtividade do ambiente profissional. Portanto, se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais.

 

 

Conteúdos Ricos para Textos no Blog_Cellus_design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *