Skip to main content

A decoração da agência bancária ajuda a melhorar a produtividade do meu time?

O ambiente em que vivemos possui influência sobre o nosso comportamento e este cenário não é diferente dentro das agências bancárias. O posicionamento dos móveis, a escolha das cores e até mesmo a iluminação são elementos que contribuem para aumentar a produtividade e o bem-estar da equipe. Por isso, investir na decoração da agência se tornou uma estratégia necessária para aumentar a produtividade.

A agência pode ser um local bastante estressante e imediatista, portanto para reduzir a sobrecarga e os efeitos negativos, é interessante considerar a decoração como um investimento. Um ambiente harmonioso e bem planejado pode ser responsável por trazer resultados cada vez mais criativos para uma equipe.

Por essa razão, para aumentar a produtividade dos seus colaboradores por meio da decoração da sua empresa, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar com esse assunto! Confira!

  1. Posicione os móveis otimizando o espaço

Diversas estratégias vêm sendo utilizadas a fim de tornar o ambiente de trabalho um lugar produtivo e acolhedor. Assim, mudar o posicionamento dos móveis é um gesto simples, mas que oferece resultados imensos para quem circula entre eles.

A própria mesa do gerente pode ser transferida para um local de menor movimentação, que não imponha a sensação de subordinação ou obstáculo. Além disso, permitir que os demais móveis não atrapalhem o caminho é essencial para promover a privacidade e um melhor aproveitamento do espaço dentro da agência.

Vale lembrar, ainda, que cadeiras espalhadas, entre outros itens desorganizados, fazem parte de um cenário pouco produtivo e bagunçado.

Outra dica importante é organizar a agência de forma a facilitar o fluxo de trabalho, processos e atendimento de forma que fique claro para os clientes onde estão as áreas de autoatendimento, pessoa física, jurídica etc.

  1. Escolha cores motivadoras para os móveis

As paredes brancas são uma característica das agências bancárias, mas os móveis podem ser incrementados e ter um toque de cor, já que existem outras opções na paleta de cores que podem tornar o ambiente mais descontraído e motivador para quem trabalha ali. O comportamento humano nos mostra, claramente, que o ambiente tem influência não apenas sobre a nossa produtividade, mas também nas mais diversas sensações que experimentamos.

De acordo com a própria psicologia das cores, existem tons que são capazes de estimular sensações positivas e importantes no meio corporativo — como o verde, por exemplo, que além de remeter ao cooperativismo estabilidade e resistência. Já o azul é utilizado principalmente em agências que necessitam promover a criatividade das suas equipes, assim como o amarelo pode ser útil para melhorar o humor no dia a dia dos seus funcionários.

  1. Inclua ambientes verdes na decoração

Outra escolha fundamental na decoração da agência, que pode contribuir bastante para aumentar a produtividade dos seus colaboradores, é investir em ambientes verdes. Levando em consideração que vivemos em verdadeiras “selvas de pedra” nas grandes cidades, esses locais podem funcionar como um refúgio de criatividade.

Flores, plantas e até pequenas árvores ajudam a levantar o astral das equipes e deixam o local muito mais aprazível e acolhedor. Eles proporcionam uma espécie de interesse visual para as pessoas, permitindo que a atenção vá além das telas dos computadores.

Uma empresa que transmite um ar muito árido ou demasiadamente formal pode minar o poder criativo e colaborar para que a percepção da carga de trabalho seja maior, aumentando os riscos de estresse.

  1. Aposte na privacidade dos colaboradores

Outro item sonegado em diversos ambientes de trabalho, mas que pode ajudar bastante para aumentar a produtividade, é apostar na privacidade dos colaboradores. Isso, porque quem trabalha em espaços abertos demais tende a ter mais facilidade em perder o foco com as distrações, tão comuns no cotidiano das empresas.

O melhor de tudo é que isso pode ser feito com uma estrutura simples e removível, e você pode conseguir resultados com investimentos mais baratos. Podem ser usadas divisórias simples ou, até mesmo, móveis para separar os espaços.

Essa também é uma maneira eficiente de reduzir o barulho durante o expediente, ampliando a capacidade de retenção de informações nas equipes.

  1. Mantenha o ambiente bem iluminado

Trabalhar em uma agência bancária bem iluminada é muito importante para desenvolver uma boa negociação, mas, por incrível que pareça, vemos muitas empresas que não dão o devido valor para esse fato. Ainda é bastante comum encontrar agências que deixam a desejar nesse quesito, o que resulta em ambientes escuros ou com iluminação excessiva.

Para os dois casos, utilizar a luz natural é uma grande oportunidade para estimular a produtividade. Isso pode ser feito com o auxílio de janelas amplas e abertas, além de corredores com acesso às áreas de claridade. Caso a estrutura do imóvel não permita que você faça isso, uma boa ideia é apostar em lâmpadas de boa qualidade, próprias para a leitura.

Neste sentido, cuidado com a potência e temperatura de cor das lâmpadas. O ideal é encontrar um fornecedor que possa realizar um projeto luminotécnico para garantir a incidência correta de luz.

  1. Invista em locais de descanso

Há alguns anos, os gestores consideravam que uma pausa era perda de tempo e, consequentemente, de produtividade. No entanto, esse cenário mudou bastante.

Hoje, algumas das empresas mais lucrativas do planeta apostam em estratégias que podem incluir, até mesmo, uma soneca preciosa durante o expediente.

Ainda que você não seja ousado a esse ponto, é importante oferecer para os seus funcionários um local que permita que eles relaxem por alguns minutos e recarreguem as energias.

Pode ser uma sala silenciosa, um local para fazer ligações pessoais ou mesmo um cantinho equipado com um computador que funcione para todos os funcionários.

  1. Livre-se das distrações desnecessárias

Cada ambiente de trabalho possui peculiaridades e características próprias do seu segmento de mercado e o mesmo se aplica nas agências bancárias. Sendo assim, é necessário avaliar até que ponto certas distrações podem se transformar em ferramentas importantes para incentivar a produtividade de uma equipe e quando elas começam a atrapalhar o trabalho.

Para os ambientes que exijam mais o uso da criatividade, é recomendado complementar a decoração do agência com aparelhos eletrônicos ou demais itens que possam ajudar a distrair e trabalhar melhor as ideias.

Já para as empresas que necessitam de níveis maiores de concentração, como é o caso dos bancos, é interessante evitar o uso de aparelhos e acessórios que possam desviar a atenção.

Está pronto para melhorar a produtividade do seu time com nossas dicas sobre decoração da agência? Gostou desse conteúdo e quer aprender algumas outras estratégias que possam ajudar na motivação de uma equipe na agência bancária? Então não deixe de fazer o download do nosso e-book sobre algumas das tendências atuais da arquitetura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *