Skip to main content

Como o projeto de iluminação do escritório afeta a produtividade?

19-07 - como-o-projeto-de-iluminacao-do-escritorio-afeta-a-produtividade27077

Uma boa iluminação é fundamental para otimizar a eficiência no ambiente de trabalho, assim como uma luminosidade inadequada pode acabar com o rendimento do mais aplicado dos funcionários. Por isso, um projeto de iluminação eficaz é imprescindível para manter a atenção e o foco dos colaboradores. Veremos, a seguir, o quanto a iluminação incorreta pode afetar o trabalhador em vários aspectos. Confira!

A má iluminação é um risco para os funcionários?

Risco é tudo que afeta negativamente a saúde de uma pessoa, seja de maneira ser física, química, biológica ou ergonômica. A má iluminação é tida como um risco físico.

Os riscos físicos podem afetar a visão, a audição e outros aspectos da saúde do trabalhador, como a sua saúde psicológica, diminuindo seu rendimento, além da possibilidade de causar um acidente de trabalho.

O que é e como evitar a fadiga visual?

Os sinais da fadiga visual, o extremo cansaço dos músculos oculares, são olhos vermelhos e lacrimejantes, além de contração, ardor, ressecamento e dor nos olhos.

Para evitar o problema, o ideal é que a iluminação não seja nem muito intensa nem muito fraca. A alta luminosidade prejudica a lubrificação dos olhos. Com pouca iluminação, o funcionário apresenta maior tensão no que está fazendo, tendendo a piscar menos, o que provoca o ressecamento dos olhos. Esses problemas são ainda mais comuns para pessoas que trabalham olhando para a tela do computador durante todo o dia.

O ideal é usar lâmpadas de 60 a 100 watts e, além disso, é preciso fazer pequenas pausas durante o horário de trabalho.

Como a pouca iluminação causa acidentes de trabalho?

O exemplo clássico é a iluminação deficiente em escadas, banheiros e corredores: podem ocorrer quedas e outros acidentes. Esse tipo de erro no projeto de iluminação é causado por lâmpadas com poucos watts, luzes intermitentes e temporização (que faz a luz acender e apagar automaticamente) mal calculada.

Que fatores da iluminação prejudicam a saúde do trabalhador?

Os fatores a seguir afetam não apenas a visão, como também podem gerar acidentes de trabalho se uma escada, um degrau ou um corredor não estiverem bem iluminados. Por isso, no projeto de iluminação é preciso evitar:

  • Iluminação muito intensa ou muito fraca;
  • Lâmpadas “quentes” — as que possuem um tom levemente amarelado —, que levam ao relaxamento, causando sono. Prefira as luzes “frias”, que são levemente azuladas;
  • Má distribuição da intensidade da luz, causada por mesas com superfícies refletoras, janelas claras, equipamentos com materiais brilhantes, entre outros;
  • Direção incorreta da luz e da sombra, incidindo diretamente nos olhos das pessoas. A iluminação deve vir de cima e à esquerda;
  • Funcionamento deficiente da iluminação. Janelas, refletores, difusores sujos e lâmpadas sem um fluxo luminoso constante podem causar problemas na visão.

Como deixar objetos e locais de trabalho mais visíveis?

Existe um Norma Regulamentadora (NR-17) que determina que uma boa iluminação deve ser uniforme, não pode apresentar efeitos indesejáveis de contraste ou ofuscamento, e precisa oferecer uma iluminância — a quantidade da luz refletida em uma superfície — satisfatória.

Os objetos e os locais nos quais o trabalho é o foco, como nas estações de trabalho, devem ficar mais nítidos. Para isso, há truques como o aumento dos detalhes ou do contraste. Por exemplo, uma pessoa que trabalha na frente do computador pode ajustar o tamanho da fonte para obter maior visibilidade sem precisar aumentar a intensidade da luz. Essa atitude aumenta a produtividade ao mesmo tempo que economiza energia.

Quanto ao contraste, o projeto de iluminação pode deixar o fundo mais claro, escurecendo os objetos ou figuras. Dessa forma, uma iluminação voltada para a parede favorecerá o ambiente de trabalho.

Agora que você já percebeu como o projeto de iluminação afeta a produtividade, continue se informando sobre luminosidade no ambiente de trabalho lendo o artigo 6 motivos para investir na iluminação do seu escritório!

 

Conteúdos Ricos para Textos no Blog_Cellus_guiaempresário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *