Skip to main content

5 benefícios da arquitetura corporativa para o ambiente de trabalho

Meeting of coworkers and planning next steps of work

Cuidar do ambiente de trabalho da sua equipe, com atenção especial aos detalhes, faz toda a diferença. Um bom espaço, que seja agradável, confortável e efetivo, influencia diretamente na motivação dos seus colaboradores que, por sua vez, está ligada à produtividade da empresa. A percepção do cliente também tem relação com a arquitetura e organização do espaço e as escolhas certas traduzem a qualidade do seu serviço e o seu profissionalismo.

É por isso que a arquitetura corporativa, a área da arquitetura que cuida de espaços de trabalho, é tão importante. Conheça a seguir alguns benefícios para o seu espaço!

Economia

Profissionais especializados em arquitetura corporativa estão aptos a encontrar as melhores formas para que a empresa consiga economizar recursos. Os principais ganhos se dão na conta de luz e no investimento em compra de móveis.

No primeiro caso, é importante lembrar que no desenvolvimento do projeto serão considerados fatores como a melhor utilização de luz natural e a seleção de acabamentos, tecidos e revestimentos adequados para tornar o espaço mais claro e a iluminação elétrica mais eficiente. No caso das compras, serão selecionados móveis de alta duração e qualidade, evitando a necessidade de novas compras por bastante tempo.

Agilidade

A arquitetura corporativa é responsável por tornar os espaços de trabalho mais funcionais e eficientes. Com isso, os processos se tornam mais ágeis e a execução de tarefas acontece com maior velocidade.

Nesse sentido, os arquitetos pensarão na melhor disposição dos móveis e arquivos em uma sala — de acordo com o seu uso —, na divisão de departamentos no espaço, considerando as necessidades de comunicação e troca de informações. E em encontrar soluções inovadoras para tornar o espaço de trabalho mais confortável, o que afeta diretamente o dia a dia dos colaboradores e, consequentemente, as suas entregas.

Integração

Um espaço bem pensado é aquele que permite que a informação flua e que colaboradores consigam trocar conhecimento e experiências, otimizando os resultados da organização. Assim, no momento de propor soluções para as estações de trabalho, um arquiteto considerará questões como o tipo de tarefa executada e o perfil de cada cargo dentro da empresa. Uma equipe que trabalha em harmonia funciona muito melhor.

Otimização do espaço

Você vai se impressionar com a habilidade de um arquiteto para transformar um espaço que parecia pequeno em uma ótima sala de trabalho, com a simples instalação de uma boa divisória. Ou como ele é capaz de encontrar utilidade para um canto ou corredor que você imaginava perdido. O conhecimento e a experiência fazem toda a diferença nesse momento e o seu espaço é muito melhor aproveitado quando trabalhado por um profissional especializado.

Satisfação dos clientes

Entrar em uma empresa bem decorada, que transmita uma sensação de organização e funcionalidade faz toda a diferença na experiência do cliente e a relação que ele começa a construir com a sua marca começa aí. Por isso, investir no seu escritório é também uma estratégia de negócio e pode te ajudar a atrair e reter uma clientela fiel e muito importante.

A arquitetura corporativa é, então, uma ótima aliada para gestores e empreendedores que procuram melhores resultados. Uma vez que ela impacta diretamente em dois dos mais importantes fatores: os colaboradores e os clientes.

Gostou do nosso artigo? Aproveite também para mudar alguns detalhes que vão deixar a arquitetura corporativa mais moderna, funcional e agradável. Leia o nosso artigo: 5 ideias inteligentes para modernizar ambientes corporativos!

 

Conteúdos Ricos para Textos no Blog_Cellus_design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *