Skip to main content

Como aumentar a produtividade da minha Agência Bancária?

Uma agência lotada não é bom negócio para ninguém. Seja na insatisfação dos clientes, desorganização do atendimento, desperdício de tempo e até na saúde física e mental dos funcionários, um estabelecimento mal resolvido causa todo tipo de problema para seus administradores.

Mas você sabia que apenas o planejamento do espaço e o uso de móveis adequados pode ser suficiente para aumentar a produtividade da agência bancária? Para saber como, acompanhe o texto a seguir.

Transformando positivamente o ambiente

Antes de tudo, pessoas são mais produtivas onde se sentem motivadas. O ambiente de trabalho tem grande influência no humor e no bem-estar dentro de um escritório.

Não é porque as paredes da agência devem ser brancas que o resto da decoração e o mobiliário não podem ganhar cores. É importante aliar a funcionalidade do espaço à harmonia visual e o conforto, para que os funcionários se sintam à vontade ao exercerem suas funções.

Além disso, o uso das cores institucionais da empresa ajudam a criar um senso de integração e identidade, dando a todos os colaboradores uma sensação motivadora de fazerem parte de um time.

Melhorando a qualidade do atendimento

A produtividade da agência bancária está diretamente ligada ao atendimento ao público. Muitas vezes, o gargalo nesse ponto não está nas pessoas, mas sim nas ferramentas que elas têm a mão.

Você já parou para pensar em quanto um móvel pode influenciar na velocidade com que tarefas cotidianas são executadas?

O problema de mobiliário mal elaborado ou inadequado para o uso dos colaboradores pode atrapalhar atividades simples. Por exemplo, abrir uma gaveta para pegar um grampeador e outros pequenos atrasos desse tipo, que se somam no fim do dia para consumir tempo produtivo e exaurir o profissional.

Planejar melhor as estações de trabalho agiliza processos. A agência ganha na quantidade de atendimentos por dia e o cliente, na qualidade em ser atendido por um profissional menos sobrecarregado.

Organizando o espaço

Não é só na estação de trabalho que se perde produtividade, mas também na forma como todo o ambiente é pensado para acomodar as pessoas. Tanto na parte interna para os funcionários quanto na recepção dos clientes, o fluxo de atendimento pode transformar a agilidade do serviço.

As divisórias são as peças principais aqui. Elas são importantes para isolar áreas que precisam ser segmentadas e guiar a passagem das pessoas — desde o momento que entram até o atendimento e a saída.

A mesma dica vale para funcionários e clientes. Otimizar essa organização pode ajudar a agência a produzir muito mais diariamente.

Melhorando a saúde dos funcionários

Todas esses pontos a serem trabalhados na reformulação de um ambiente bancário estão também relacionados à saúde dos funcionários:

  • um espaço organizado diminui o estresse;
  • móveis ergonômicos e adequados a um uso específico diminuem o risco de lesões musculares;
  • cores e decorações motivam e contribuem para o bem estar.

Portanto, ao planejar o mobiliário, o design e a estrutura de uma agência, o primeiro objetivo deve ser sempre oferecer as melhores condições de trabalho possíveis para quem vai garantir o seu sucesso.

Afinal, se a produtividade da agência bancária tem a ver com a sua capacidade de atendimento, ter pessoas motivadas, saudáveis e concentradas em suas funções é o caminho mais curto para atingir seus objetivos.

E aí, gostou das dicas? Para receber muitas outras como essas basta nos seguir no Facebook ou Linkedin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *