Skip to main content

Inspiração: 4 arquitetos que desenvolveram projetos de escritórios inovadores

Pesquisar e conhecer projetos de outros arquitetos é uma excelente maneira de se manter atualizado e buscar novas inspirações. Na área de projetos de escritórios, existem diversos profissionais que estão ganhando destaque pela inovação e pela criatividade.

Pensando nisso, preparamos uma lista com arquitetos e escritórios de arquitetura que desenvolveram projetos inovadores para grandes empresas. Continue a leitura e inspire-se nesses grandes talentos.

1. ZAGO Architecture para ARUP Downtown — EUA

A ARUP é uma multinacional de design, engenharia e consultoria de negócios que possui sedes em diversos países. Andrew Zago, Laura Bouwman e Dale Strong, do time ZAGO Architecture, assinam o grandioso projeto do escritório de Los Angeles, nos Estados Unidos.

O grande diferencial do escritório é a eliminação das tradicionais baias individuais, proporcionando um ambiente ideal não apenas para o trabalho privativo, mas também para o trabalho colaborativo, apresentações, hospedagem de eventos e videoconferências.

Os móveis são verdadeiras esculturas e têm diversas funcionalidades. O objetivo do projeto era passar a imagem progressista da empresa — e ele foi alcançado com maestria.

2. Apostrophy’s para Apos2 — Tailândia

O crescimento da Apostrophy’s, uma empresa de arquitetura, gerou a necessidade de ampliar o espaço do escritório para a chegada de novos colaboradores. Assim, surgiu o projeto Apos2, que se destaca pela criatividade e pelo uso da semiótica.

O objetivo do projeto era otimizar os espaços em um curto período, tendo em vista a necessidade de instalar os novos funcionários e as limitações orçamentárias. Por esse motivo, as estruturas do prédio não sofreram grandes alterações e algumas peças pré-fabricadas foram utilizadas.

Para passar a ideia de que os escritórios da Apos2 são ambientes de aprendizado e aprimoramento, foram usadas as três cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Cada pavimento do prédio de três andares possui uma das cores, em decorações quase monocromáticas.

3. Jump Studios para Google — Espanha

O Google é reconhecido mundialmente pela inovação tecnológica de seus serviços e também pelos ousados projetos arquitetônicos que coleciona em diversos países. O projeto assinado pelo Jump Studios para a sede de Madri, na Espanha, é um grande exemplo.

O projeto se destaca por manter um elevado padrão de qualidade aliado ao uso de materiais sustentáveis, que vão ao encontro dos valores da empresa. Salas de jogos, zonas de descanso com redes e salas de massagens ajudam a compor um ambiente moderno e descontraído.

4. Assemble Studio para Assemble — Austrália

Quando um escritório de arquitetos precisa projetar o seu próprio espaço, existe a preocupação de criar um ambiente que consiga transmitir toda a sua capacidade e essência, ou seja, uma  verdadeira vitrine.

Com essa proposta e com a necessidade de executar um projeto de baixo custo, os profissionais da Assemble Studio, na Austrália, utilizaram um processo de construção no qual os detalhamentos eram aprimorados à medida que as obras progrediam. O destaque desse projeto vai para o teto geométrico de madeira, inspirado nos tradicionais origamis.

Todos esses projetos possuem ideias inovadoras, que podem ser adaptadas e servir de inspiração para projetos de escritórios. Quer saber mais? Aproveite para fazer o download gratuito do nosso e-book Design de escritórios: alinhando estética e praticidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *