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Arquiteto: entenda como gerenciar sua carteira de clientes!

Em todos os segmentos de mercado, o gerenciamento adequado da carteira de clientes faz toda a diferença para o alcance de uma posição de sucesso. Não poderia ser diferente na arquitetura: é preciso entender onde se encaixam os seus clientes e descobrir a melhor forma de lidar com cada um deles.

Temos a tendência de achar que clientes são somente aqueles ativos, ou seja, os que têm projetos em desenvolvimento. Entretanto, clientes inativos, prospects e até mesmo os ex-clientes são super importantes para um escritório de arquitetura.

Veja aqui os pontos mais importantes a serem considerados no relacionamento com cada tipo na sua carteira de clientes.

Clientes ativos

Normalmente, são os clientes de quem sempre nos lembramos quando o assunto é carteira de clientes. Como estamos sempre em contato com eles, desenvolvendo projetos, trocando ideias, acompanhando a obra, é natural que a relação seja mais próxima e que grande parte do seu tempo seja destinado a eles.

Um ponto importante a se pensar: o seu cliente ativo pode e deve adquirir outros serviços. Portanto, trate sempre de oferecer um atendimento personalizado, buscando conhecer as reais necessidades e demandas de seus clientes. Muitas vezes, você vai acabar descobrindo novas oportunidades de negócio onde nem imaginava!

Clientes inativos

Os clientes inativos são aqueles para quem você já prestou algum serviço, mas que no momento não têm nada em pauta. Anote essa dica: nunca se esqueça deles. Esse é justamente o tipo de cliente que você precisa manter por perto, para garantir que quando uma nova demanda surgir, o seu nome será lembrado.

Que tal pensar em algumas ações simples de pós-venda, que vão encantar os clientes e ajudar o seu planejamento? Um cartão de fim de ano ou um brinde de aniversário, por exemplo. Outra dica é pensar em gerar conteúdo que seja do interesse do seu cliente: reforma da casa, dicas de decoração, tendências internacionais?

Pense no que tem mais a ver com o perfil do seu cliente inativo e utilize como guia para uma newsletter mensal.

Prospects

Alguém ligou querendo contratar os seus serviços? Esse prospect, com o atendimento adequado, pode se tornar um cliente superimportante. Otimize as suas reuniões de apresentação, mostrando projetos que mais se adequem ao perfil do cliente, demonstrando segurança, tranquilidade  e profissionalismo.

Nunca deixe de pegar os dados de contato de um prospect. Se depois de uma conversa inicial ou do envio da proposta ele não retornar, vale uma ligação simpática para marcar presença.

Ex-clientes

Um cliente só se torna ex-cliente se contratou outro profissional para prestar um serviço semelhante. O ideal é não ter ninguém dessa categoria na carteira de clientes — e, por isso, é bom manter contato com os seus clientes inativos.

Entretanto, sempre é possível recuperar um ex-cliente, sobretudo no universo da arquitetura, em que as relações são próximas e pessoais. Inclua o ex-cliente no seu mailing e faça com que as informações do seu trabalho cheguem até ele. Se houve algum problema ou atrito no atendimento ou serviço, esforce-se para solucioná-lo, com gentileza e profissionalismo!

Cuidar bem da carteira de clientes é essencial para que o seu escritório de arquitetura tenha bons resultados — e perspectivas de crescimento e consolidação. Portanto, organize-se e trace um plano de atenção para otimizar o relacionamento com seus clientes.

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Arquitetura Corporativa

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