Skip to main content

5 ideias infalíveis para otimizar a organização do escritório

A organização do escritório influencia diretamente sobre a sua produtividade e o seu desempenho profissional. Isso porque lugares arrumados promovem não apenas uma melhor utilização dos espaços, mas também aumentam sua capacidade de concentração e interesse, além de diminuir o desperdício de materiais.

Por essa razão, reunimos 5 ideias para você ter um melhor aproveitamento do ambiente de trabalho. Confira!

  1. Utilização dos espaços verticais

Uma alternativa cada vez mais em alta para otimizar os ambientes e manter a organização do escritório, especialmente quando eles são pequenos, é investir no uso dos espaços verticais – isto é, as paredes.

Um exemplo prático para o dia a dia são organizadores de parede para que você desocupe a superfície da mesa, assim evitando a desarrumação e a poluição visual da área de trabalho.

Outras opções são um painel utilitário e armários, que servem não só para a limpeza visual mas também para o armazenamento de arquivos e objetos maiores que possam obstruir a circulação das pessoas.

  1. Uso de caixas organizadoras

Tanto caixas quanto cestos organizadores são uma forma simples e bastante eficaz de auxiliar na organização do escritório. Eles servem para guardar, arrumar e dividir documentos importantes, livros, papeladas e outros itens necessários na rotina organizacional, mas que muitas vezes não são usados diariamente.

Além disso, é possível criar arquivos com categorias e subcategorias para garantir que seja encontrada a documentação com mais agilidade quando for preciso.

  1. Utilização da divisória como uma aliada

Em um ambiente de trabalho, é indispensável que todos os funcionários possuam seus espaços delimitados para evitar desordem e desorganização, especialmente quando mais de um colaborador utiliza o mesmo recinto.

Uma maneira prática de resolver isso é com o uso de divisórias, tanto a tradicional “piso-teto” quanto outra versão bastante comum de meia altura usada para criar cubículos.

Dessa maneira, além da divisão de espaços, você também pode personalizar o ambiente e contribuir para fomentar a identidade visual que a organização deseja transmitir aos seus clientes.

  1. Uso de gavetas na organização do escritório

Essa dica, apesar de comum, costuma ser deixada de lado quando as pessoas organizam o seu ambiente de trabalho. Esse é um equívoco que não pode ser cometido, afinal, de nada adianta deixar todo o espaço visualmente arrumado e suas gavetas completamente bagunçadas.

Para deixá-las em ordem, basta apenas uma medida eficaz: instalar um organizador colmeia. Assim, você localizará com facilidade aqueles pequenos artigos e acessórios de mesa, como grampeadores e blocos de notas, sempre que precisar.

  1. Criação de uma estação de impressão

Um item bastante usado no cotidiano de uma empresa é a impressora. Justamente por essa razão, muitos funcionários costumam deixá-las próximas à sua mesa – quando não sobre elas. À medida em que ela é utilizada, no entanto, é preciso trocar seus suprimentos e organizar os fios, o que pode comprometer uma valiosa fração de tempo do dia de quem estiver na mesma mesa que ela.

Para resolver esse problema e ter mais espaço em sua área de trabalho, crie uma estação de impressão. Ela pode ficar, inclusive, em um dos armários que citamos na primeira dica. Assim você mantém o ambiente melhor aproveitado e sua área de trabalho desocupada.

Quando passamos a dar mais valor à organização do escritório, há um reflexo direto sobre a disciplina e o desempenho na cultura da empresa. Por isso, é imprescindível ficar atento a como o ambiente de trabalho está influenciando a rotina de todos.

Se você gostou das nossas sugestões, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e conferir outros conteúdos com qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *