Skip to main content

A importância do isolamento acústico para o ambiente de trabalho

Bright clean interior. Empty open plan interior.

Tem um galpão no seu escritório e quer fazer o isolamento acústico sem mexer na sua maravilhosa decoração open concept que decora os ambientes da sua empresa há vários anos? Esse tipo de formatação de estrutura organizacional, que acomoda todos os funcionários em um único espaço aberto, traz muitas vantagens para seus novos clientes.

Mas e se o grande entusiasmo do passado fez com que você apostasse totalmente no modelo e o impediu de perceber o quanto um isolamento acústico também tem importância em um ambiente de trabalho? De modo geral, a instalação de divisórias que propicia o isolamento acústico traz benefícios como a privacidade e a produtividade.

É possível projetar estruturas para garantir o isolamento acústico, isto é, o impedimento da propagação de som, para espaços individuais assim como para coletivos. O caminho é idealizar um projeto híbrido, integrando áreas abertas com estações unitárias e células para equipes de trabalho, por meio da instalação de divisórias. Isso porque elas, além de atender à requisição da acústica ideal, são muito úteis para otimizar espaço ao garantirem infinitas possibilidades de modulação.

O isolamento acústico

Dependendo do tipo de matéria-prima empregada em uma divisória, os resultados acústicos podem ser muito diversos. O ideal é ter um parceiro de projeto para apoiar tecnicamente a escolha da densidade adequada para cada ambiente, fornecendo dados específicos dos tipos de painéis, já que os mais pesados são mais isolantes e os painéis mais leves, menos.

Por mais transparente que uma organização se proponha a ser, sempre há conversas entre profissionais ou reuniões com clientes e fornecedores que precisam ser reservadas, correto? Comuns também são situações que requerem conversas altamente confidenciais. Nessas circunstâncias, o isolamento acústico total em determinadas células de trabalho é um fator valioso para o ambiente.

A ausência de ruídos não é a única responsável exclusiva pelo aumento de produtividade no trabalho, mas contribui fortemente para isso. Em um local sem a interferência de conversas alheias, de equipamentos funcionando e demais pessoas circulando, a tendência é que a produtividade aumente. Isso porque o silêncio e a inexistência de distrações periféricas ajudam a manter a concentração no trabalho.

Um parceiro de projeto

Escritórios de arquitetura que vivem a realidade de equipes reduzidas, que dedicam muito esforço para manter os prazos dos cronogramas em dia e atuam em um mercado exigente de exclusividade e inovação precisam buscar fornecedores mais apropriados às suas necessidades e de seus clientes.

Geralmente, arquitetos que querem se tornar referência na área em que atuam vão em busca de parceiros de projetos que ofereçam serviços como:

  • Apoio técnico na concepção de projetos, principalmente usando softwares que geram imagem 3D e possibilitem a visualização do ambiente para facilitar a tomada de decisão do cliente;
  • Equipe especializada na produção e na instalação a fim de evitar que desníveis e medições equivocadas prejudiquem o projeto e minem as expectativas do cliente;
  • Assistência permanente e garantia contra defeitos de fabricação de longo prazo.

Pronto! Concorda com a importância do isolamento acústico para o ambiente de trabalho? Use o espaço para comentários para tirar suas dúvidas ou conta pra gente se você já teve uma experiência bem-sucedida nesse aspecto.

 

 

Conteúdos Ricos para Textos no Blog_Cellus_catalogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *