Skip to main content

A importância da ergonomia nos escritórios da sua empresa

O termo Ergonomia vem do grego ergon que significa “trabalho” e enomos que quer dizer “leis ou normas”.

Nesse passo, podemos falar que a Ergonomia é um estudo científico, que traz relações entre “homem e máquina”. Além disso, se preocupa com as formas de segurança e eficiência, fazendo com que os dois se interajam entre si no trabalho.

Essa é uma importante ferramenta que influencia direto na capacidade da produção e, de quebra, ajuda na saúde do trabalhador…

Entenda melhor sobre a ergonomia nos escritórios a partir de agora

Ela é dividida em três campos: o campo físico (biomecânica da tarefa), o campo cognitivo (aspectos psicológicos) e o campo ambiental (área organizacional; meio ambiente do trabalho).

Também conhecida como a “Engenharia dos Fatores Humanos”, a ergonomia nos escritórios visa o desenvolvimento e as técnicas de aplicação que adapta o homem no seu ambiente de trabalho.

Eficientes técnicas que assegura o desenvolvimento de atividades laborais, procurando melhorar o bem-estar do trabalhador e, consequentemente, melhorando a produtividade e eficiência das tarefas realizadas de sua empresa.

Alguns objetivos básicos da ergonomia nos escritórios

Funciona para que o trabalhador tenha um conforto adequado e venha prevenir o número de acidentes no trabalho, bem como de patologias.

Os procedimentos ergonômicos nos escritórios ajudam seus funcionários na diminuição do cansaço, e ainda ensina o jeito certo para evitar lesões ao trabalhador.

Já o empreendedor, quando proporciona qualidade de vida, saúde e bem-estar dos funcionários, é um dos mais beneficiados, principalmente com o aumento da produtividade na sua empresa.

Quando falamos de ergonomia nos escritórios, significa que você vai poder apresentar melhores projetos e assegurar todo o funcionamento e execução no prazo certo com mais qualidade.

Ou seja: a ergonomia nos escritórios te ajuda a se capacitar para não ter lesões, aumentar sua produtividade e ainda melhorar a qualidade dos seus projetos.

Diante disso, você pode estar se perguntando agora…

Legal tudo isso, mas o que significa ergonomia na prática e qual é a importância disso para os clientes?

A ergonomia é o estudo que ajusta o trabalhador às condições de sua empresa, numa tentativa de fazer com que você permaneça confortável, seguro e produtivo no exercício da função.

Segundo especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando são aplicados de uma maneira correta, contribuem para a diminuição de cansaço e tornam eficientes todos os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao funcionário.

Além disso, investindo em ergonomia você vai gerar uma imagem de respeito ao seu escritório, que é visto como um local de qualidade no ambiente de trabalho.

Por fim, os clientes externos deixam de estar sujeitos a atrasos em suas demandas por ausência de profissionais, recebendo um trabalho mais eficiente.

Quer ter resultados como esses com a ergonomia nos escritórios? Então, fique aqui mais alguns minutos e veja como você pode conseguir aumentar a produtividade, reduzir o tempo de entrega e diminuir lesões no trabalho!

Exercícios de ergonomia para praticar com seus funcionários

  • Evite deixar seu pescoço inclinado para frente quando olhar para o monitor, mantenha a cabeça sempre alinhada;
  • O importante é sempre estar com as costas apoiadas no encosto da cadeira;
  • Os pés devem estar sempre apoiados no chão quando a altura não ultrapassar 1,65 metro;
  • É sempre bom sentar em um local apropriado, evitando posições para que o deixem de costas para janelas ou outras fontes de luz que possam causar reflexos;
  • As mãos devem estar sempre alinhadas ao antebraço e os ombros, pois é bom os manter relaxados.

É importante incluir na rotina diária dos seus colaboradores a realização de exercícios, como alongamentos, antes da jornada de trabalho e com pausas de pelo menos 5 minutos por hora, a cada 60 minutos de trabalho.

Mas nada disso é eficiente, se você não tiver um espaço apropriado no escritório!

Por isso, preste bastante atenção também nos móveis que você coloca no seu escritório. Todos os componentes do local de trabalho influenciam muito na postura e na melhora do ambiente para os colaboradores.

Para que um funcionário consiga se alongar e ainda tenha um espaço confortável de trabalho no dia a dia, é importante investir em móveis personalizados.

Isso significa que você precisa ter todos os espaços aproveitados na empresa, evitando que acidentes aconteçam. Mas você já sabe como fazer isso?

Para melhorar sua imagem diante dos clientes, aumentar a produtividade e qualidade dos projetos, além de poder contar com uma equipe fixa sem acidentes no trabalho, conheça as soluções da Cellus Espaços Corporativos.

Nós trabalhamos com a personalização do seu escritório, visando não só a ergonomia como também a beleza do ambiente de trabalho. Quer saber mais? Entre aqui e descubra o que podemos fazer por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *