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O impacto do uso de divisórias na Gestão de Produtividade

modern office interior

O espaço aberto de trabalho, uma concepção bastante difundida nos últimos tempos, foi projetada por arquitetos, com o intuito de passar a ideia de redução das barreiras físicas e hierárquicas — lastros são comumente encontrados em grandes empresas — e, assim, gerar uma maior inclusão dos colaboradores.

Contudo, o espaço aberto, também conhecido como Open Space, que deveria melhorar e facilitar a comunicação entre os colaboradores e tornar mais eficaz a criatividade e aumentar a produtividade, é, hoje, alvo de grande desconfiança. Vale sublinhar o fato já averiguado de que, em grandes ambientes, o uso de divisórias pode ser muito mais apropriado.

Ainda tem dúvidas sobre o bom uso das divisórias para fomentar o alto nível na Gestão de Produtividade? Confira abaixo os benefícios que essas separações em compartimentos podem trazer em um ambiente de trabalho!

Organização ao ambiente

Embora o ambiente aberto tenha sido planejado para ser prático e mais bonito, nem sempre é eficiente, já que cada colaborador de uma empresa organiza ou mesmo acumula seus pertences em suas mesas de maneiras diversas.

Um espaço individualizado a cada colaborador favorece a boa organização para cada área de trabalho, acomodando, ainda, a chance de conservar as diferenças e particularidades das pessoas.

Então, as divisórias, quando bem planejadas, são capazes de harmonizar a parte estética, fornecer maior senso de disposição e ordem ao ambiente de trabalho, deixando-o muito mais eficiente, moderno, confortável e prático.

Aumento da produtividade

Os profissionais que trabalham em espaços abertos relatam que sentem mais cansaço ao longo do dia — e ao final da jornada de trabalho. Isso porque têm que fazer um grande esforço para conseguir concentração na hora de redigir as tarefas, criar um e-mail ou ler documentos relevantes. Tais problemas tendem a ocorrer por causa de fatores externos, como distrações cometidas por outros funcionários.

Consequentemente, a produtividade diminui, o que impacta diretamente nos resultados finais da empresa. O uso das divisórias, sem dúvida, pode trazer um maior rendimento aos seus colaboradores, visto que asseguram que haja menos distrações com ligações, toques de celulares, músicas, conversas paralelas, entre outros casos.

Ampla privacidade

Um ambiente de trabalho sem divisórias pode ampliar as chances de conflitos e até inimizades. Isso porque os funcionários são “obrigados” a se aproximar dos demais, até nos eventos em que não trazem afinidades. As divisórias garantem mais privacidade para cada pessoa que integra o escritório.

A aplicação de divisórias em escritórios é uma ideia capaz de trazer um maior aproveitamento de todas as vantagens descritas acima, bem como transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais completo, funcional e elegante.

Para a aplicação de divisórias em escritórios, conte com empresas especializadas no assunto que possam solucionar a setorização de ambientes — com a produção de divisórias e móveis de alto padrão, criando espaços versáteis e com muita beleza.

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para mudar o layout do escritório, deixando-o muito mais operacional e agradável a seus funcionários e clientes. Tem alguma dúvida, dica ou sugestão? Compartilhe conosco nos comentários!

 

 

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