Skip to main content

Como economizar na reforma do escritório: 5 dicas essenciais

Só de ouvir falar em reforma, algumas pessoas já pensam automaticamente na quantidade de dinheiro que a obra consome. Bem, essa situação não precisa ser tão dramática, pois há maneiras práticas de economizar no processo de reforma do escritório ou da empresa.

O artigo de hoje tem como objetivo justamente mostrar 5 dicas essenciais para te ajudar a reformar seu ambiente de trabalho sem estourar o orçamento. Vamos lá?

1. Faça mais de um orçamento antes da reforma do escritório

A ansiedade em realizar a reforma o mais rápido possível pode fazer com que você deixe de economizar uma boa quantia. É preciso realizar um planejamento detalhado antes de, colocar as mãos na massa de fato.

Faça, no mínimo, três orçamentos diferentes dos materiais necessários, para comparar a relação custo-benefício entre fornecedores e garantir a melhor escolha. Isso parece cansativo, mas, acredite, faz diferença no final das contas.

2. Pense em investimento e não em gasto

Essa não é uma dica de economia em si, mas sobre a sua percepção em relação à reforma. Muitas pessoas evitam reformar escritórios por considerar esse um gasto desnecessário, mas é preciso entender as melhorias no ambiente de trabalho como sendo um investimento. Todo investimento traz algum retorno, e a reforma não é diferente.

Deixar o escritório mais bonito, funcional e ergonômico ajuda a motivar os funcionários, instigar sua criatividade, deixá-los mais engajados e produtivos. Sem contar que um belo espaço de trabalho deixa sempre uma boa impressão ao receber visitas de clientes e parceiros de negócios. Isso significa otimizar os resultados para a própria empresa em longo prazo.

3. Dê atenção aos acabamentos

Assim como os materiais de construção, móveis e decoração escolhidos na reforma, o acabamento também deve ser de qualidade. Sendo assim, não negligencie essa etapa: pesquise e adquira produtos focando não somente no menor preço, mas também no fator qualidade.

Por mais que não pareça que existe economia nisso, a durabilidade dos acabamentos também é um fator para o qual vale a pena se atentar durante a reforma do escritório. Afinal, de que adianta adquirir tudo do mais barato e precisar refazer o trabalho meses depois por falta de qualidade?

Além disso, pesquise e negocie o valor do serviço prestado também. Seja a instalação de piso, a pintura ou qualquer outro serviço de acabamento, peça referências e opte pelo profissional que cobrar o preço mais equiparado com a qualidade do serviço. Quando feita com calma e cuidado, a etapa da contratação também pode ser bem econômica.

4. Opte por materiais ecológicos e econômicos (MDF)

Se o projeto de reforma incluir a divisão de ambientes, uma dica para evitar bagunça e economizar é substituir, em seu projeto, a tradicional parede de alvenaria por um material mais ecológico e econômico como o MDF.

Além de resistente e agradável visualmente, as divisórias de MDF são mais fáceis de se trabalhar, oferecem opções de personalização em relação a texturas e acabamentos, além de fazerem muito menos sujeira na hora da instalação.

Utilizar esse material, além de contribuir para a economia no orçamento, ainda traz um ar de modernidade e de sofisticação para a sua empresa.

5. Use móveis multifuncionais

Se, junto à reforma, você pretende redecorar e trocar a mobília do escritório, pode economizar bastante ao optar por móveis multifuncionais. Além de economizar dinheiro e espaço, esse tipo de móvel ainda deixa o escritório mais “clean”, o que é agradável aos olhos de clientes e colaboradores, por eliminar a sensação de espaço bagunçado.

Procurar por empresas de móveis planejados é uma opção interessante, pois, além de conseguir comprar tudo o que é preciso com um único fornecedor, os móveis ainda são feitos sob medida, de modo a se adequar perfeitamente às necessidades de seu escritório.

Se você gostou de conhecer meios de economizar com a reforma do escritório e deseja ir em frente, não deixe de baixar nosso e-book “Hora de reformar o escritório: saiba fazer o planejamento completo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *