Skip to main content

5 benefícios da ergonomia nos escritórios

Especialistas nos estudos da ergonomia mostram como ela vem sido aplicada de maneira correta e ainda asseguram que essa técnica pode ter muitos benefícios, tanto para os funcionários como para os empreendedores.

Isso porque ela vem contribuindo para que a diminuição de cansaço (que tornam os procedimentos mais eficientes) e ajuda a evitar as lesões físicas no trabalhador.

E para você, qual é a vantagem nisso?

Para o empregador, a ergonomia nos escritórios faz com que ele tenha mais facilidade de aplicar corretamente a execução das tarefas, fazendo com que o local de trabalho fique agradável, produtivo e criativo.

O Ministério do Trabalho e Emprego, com a Norma Regulamentadora (NR-17), orienta que toda empresa tenha uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Isso faz com que você identifique as melhorias que podem ser feitas no ambiente de trabalho e atenda as condições mínimas de ergonomia para conseguir os benefícios que ela proporciona.

Antes de falar sobre os benefícios que você tem com a ergonomia nos escritórios, precisamos te alertar sobre o que você vai enfrentar caso não invista nessa técnica poderosa. Confira a seguir:

4 problemas que são relacionados com a falta de ergonomia

  1. Dor nas costas: Essa é uma das queixas mais comuns; cerca de três a quatro pessoas irão ter dores nas costas, que é causada pelo sedentarismo, genética, postura, herança, levantamento de pesos e por forçar a coluna para frente e para trás.
  2. Lombalgia: A região lombar aplica-se em um conjunto de manifestações dolorosas, que, com o passar do tempo, acaba contribuindo nas síndromes lombares, como fatores genéticos e antropológicos, obesidade, hábitos de postura etc.
  3. Hérnia de disco: é um material de um órgão ou víscera que pode se romper. Ele é ocasionado pelo trabalho físico pesado, postura de trabalho ao se sentar e levantar, girar e inclinar o tronco frequentemente.
  4. Dor ciática: quando a dor é localizada na parte do nervo ciático, que começa na região lombar e chega nas nádegas indo até a sola do pé.

5 benefícios da ergonomia nos escritórios

A ergonomia nos escritórios tem muitos benefícios, já de imediato ela aumenta a relação de patrão e funcionário, mantendo uma comunicação mais aberta e promissora nos ganhos da empresa.

Então, é importante que todos na empresa aprendam com a ergonomia, que acaba deixando mais fácil cada função do seu escritório. Confira a seguir os 5 benefícios da ergonomia nos escritórios!

  1. Reduz o afastamento e ausência: De acordo com um pesquisador francês, Henri Savall, se você investir em ergonomia, pode reduzir 3% de absenteísmo e ainda diminuir 25% de desperdício de matéria-prima.
  2. Diminui o desperdício: Falando nisso, esse desperdício que é feito normalmente pelos funcionários por falta de motivação e até desconforto no ambiente de trabalho não vai acontecer mais, pelo sentimento de recompensa que eles terão ao praticar a ergonomia.
  3. Melhora a qualidade de vida: Se você investe em ergonomia nos escritórios e sabe que um ambiente com móveis corporativos personalizados pode te ajudar a combater isso, vai ver que um ambiente confortável melhora a saúde e qualidade de vida dos seus funcionários.
  4. Aumenta a produtividade: Quando um funcionário percebe que a empresa investe no bem-estar dele, se sente mais motivado e disposto a contribuir com a organização. Isso significa mais qualidade e quantidade.
  5. Melhora a imagem diante dos seus clientes: Se os clientes percebem que você se preocupa com seus funcionários, e ainda tem bons prazos e qualidades, tendem a se fidelizar na sua empresa, comprando apenas de você e valorizando seu trabalho.

Alguns exemplos de exercícios simples que qualquer um pode fazer, entre eles:

Alongamento nas mãos e dedos: Colocando um elástico em torno das extremidades dos seus dedos (excluindo o polegar), em seguida, por dez segundos estique os dedos, repetindo até 5 vezes em cada mão. O exercício é ótimo para as pessoas que trabalham o dia todo em frente ao computador digitando!

Alongamento do pescoço: Apoiando sua orelha direita no ombro direito, segurando por 15 segundos, em seguida apoie a mão direita na cabeça com a mão, repita os movimentos no outro lado.

Alongamento do punho e antebraço: Entrelaçando os dedos com a palma da mão voltada para fora, estique os braços para cima. Segure por 10 segundos e repita cinco vezes.

E você, quando vai praticar a ergonomia nos escritórios? Precisa de ajuda?

Hoje com os grandes estudos realizados, a ergonomia nos escritórios está sendo usada cada vez mais nas empresas. Elas fornecem toda estrutura, com base na importância que o trabalhador precisa.

É um exercício tão inovador que você não pode ficar fora dessa, por isso confira como a Cellus Espaços Corporativos pode ajudar em móveis perfeitos para que você implante a ergonomia com sucesso na empresa!

PS.: Claro que depois de conferir esses projetos você pode entrar em contato conosco e ver o que nós podemos fazer por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *